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Variáveis de Ambiente

Antes de explorarmos a utilização do Editor Avançado precisamos fixar alguns conceitos sobre variáveis. Variáveis são utilizadas para salvar dados que podem ser acessados e/ou manipulados posteriormente. As variáveis de ambiente são valores que não interferem com o código do programa e contém informações sobre o ambiente do sistema ou sobre o usuário conectado naquele momento.

No Builder podemos declarar dois tipos de variáveis: .user e .vars:

.user

Utilizamos essa forma de declaração para atribuir características ao usuário. Podemos salvar seu nome, seu telefone, seu CPF e outros dados pertinentes a ele utilizando essa nomenclatura. No Builder essas variáveis são pré-definidas. Exemplos:

VariávelFunção
user.nameArmazenar o nome do usuário
user.phoneNumberArmazenar o telefone do usuário
user.cpfArmazenar o CPF do usuário
user.emailArmazenar o e-mail do usuário

.vars

Utilizamos para armazenar variáveis relacionadas ao sistema. Dentro do editor avançado do Builder podemos criar a variável com o nome que desejarmos. Aqui vão alguns exemplos:

  • Em um fluxo onde o usuário escolhe uma opção no bloco múltipla escolha, podemos salvar essa escolha como uma variável vars.opcao para direcioná-lo a algum bloco ou exibir para ele a opção escolhida.
  • Em outro cenário, podemos criar um jogo com perguntas e definir uma variável vars.tentativas para contar quantas tentativas o usuário precisou para acertar uma pergunta.